PETIÇÃO PELA PRESERVAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ANÁLISES CLÍNICAS PRIVADOS
Apoie a Petição Pública pela Preservação dos Serviços de Análises Clínicas Privados - Suspensão da internalização nas Unidades Locais de Saúde. Um Apelo à Reflexão entre os vários stakeholders.
A medida proposta ameaça afetar negativamente mais de 15.000 (quinze mil) profissionais de saúde qualificados, cuja formação e experiência são ativos insubstituíveis para o bom funcionamento do nosso sistema de saúde. Estes trabalhadores, detentores de uma formação e saber especializado, fruto de anos de estudo das várias matérias e dedicação, veem-se agora confrontados com uma incerteza profissional avassaladora, com implicações directas na estabilidade económica das suas famílias e no tecido social das comunidades onde residem e trabalham.
Além disso, esta propalada internalização nas ULS culminará na restrição da liberdade de escolha por parte dos utentes, limitando o acesso a serviços de saúde diversificados e especializados oferecidos pelo sector social e privado, e comprometendo a inovação e a competitividade, factores essenciais para o avanço da medicina e o bem-estar da população.
Por iniciativa de colegas do sector das Análises Clínicas, está a ser divulgada uma petição pública relativa a requerer-se a suspensão imediata da internalização das análises clínicas nas ULS até que uma avaliação rigorosa e transparente dos impactos seja realizada e disponibilizada a todos os stakeholders, cuja participação num processo de consulta pública prévio é imperioso.
Solicitamos a todos que leiam, assinem e divulguem por todos os vossos conhecidos através do link:
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT120019